Orientar e reeducar o condutor, por que e como ?

orientar e reeducar o condutorSão muitos os fatores que podem precisar orientar e reeducar o condutor como baixo índice de desempenho, como acelerações e freadas bruscas, excessos de velocidade, curvas rápidas, uso inadequado da rotação do motor e do veículo ou ainda o uso excessivo de marchas lentas ou desengatadas (banguela).

 

Por que orientar e reeducar?

o CTB(Código de Trânsito Brasileiro). estabelece a obrigatoriedade de submissão ao curso de reciclagem, dependendo da infração flagrada pela autoridade de trânsito.

Com isso, pode ser que você seja abordado, autuado e, como penalidade, tenha que procurar um CFC (Centro de Formação de Condutores) de sua preferência e matricular-se em curso de reciclagem.

No entanto, sem orientar e reeducar, o caso mais comum em que os condutores se veem obrigados a comparecer ao curso é quando seu direito de dirigir é suspenso.

Afinal, essa é a forma de recuperar sua CNH suspensa. Por isso, é normal que os condutores procurem o CFC quando já não podem dirigir por período determinado pela autoridade de trânsito.

O parágrafo 2º do art. 261 do Código de Trânsito é o responsável por determinar o curso de reciclagem como requisito para a recuperação da CNH. Veja:

“Art. 261, § 2º – Quando ocorrer a suspensão do direito de dirigir, a Carteira Nacional de Habilitação será devolvida a seu titular imediatamente após cumprida a penalidade e o curso de reciclagem.”

A partir disso, muitas vezes não percebemos ou esquecemos algumas coisas, então, nesse momento para evitar a suspensão é extremamente importante que saiba onde está errando e se necessário orientar e reeducar, certo?

É mais fácil, rápido e barato orientar o condutor em apenas um ou mais pontos do que ficar um período sem CNH e fazer todo o curso de reciclagem.

cabe mencionar que o condutor pode se matricular no curso a qualquer momento, a partir da instauração da suspensão da carteira.

Assim, se o curso é concluído antes de o período de suspensão acabar, bastará aguardar que o prazo da penalidade termine para recuperar o documento.

Você sabe o que precisará estudar se tiver que cursar reciclagem? No próximo tópico, contarei a você.

Como funciona a orientação e reeducação?

Boas práticas ao guiar um veículo são fundamentais para garantir um trânsito mais seguro para condutores, passageiros, pedestres e demais pessoas em deslocamento.

Normalmente a divisão das orientações são feitas em 4 partes distintas, das quais podem ultrapassar 24 horas de aula ao todo.

O curso de reciclagem do DETRAN é formado por 4 módulos, os quais resultam em 30 horas-aula ao todo.

Dessa carga horária, 4 horas são destinadas aos primeiros socorros, 6 horas ao relacionamento interpessoal, 8 horas à direção defensiva e, para completar, o curso conta com 12 horas de legislação de trânsito.

Como você já viu, é obrigatório que o condutor frequente o curso integralmente, ou seja, nenhuma hora a menos será aceita para a concessão do direito de dirigir novamente.

Além disso, um exame teórico é aplicado ao final do curso. Nessa prova, o condutor precisa acertar, pelo menos, 70%. Ela é composta por 30 questões, então, é necessário acertar o mínimo de 21 para ser aprovado.

O principal ponto a ser explorado na orientação a condutores é Direção defensiva, assim evitando muitas vezes a suspensão de sua CNH

Direção defensiva

A direção defensiva é um dos conteúdos programáticos de vários cursos nos Centros de Formação de Condutor, mas, após o período de aprendizagem, muitos condutores adquirem vícios de direção e acabam por esquecer de algumas lições.

A imprudência é responsável por acidentes e a ocorrência de diversas infrações. Para diminuir essas taxas, os órgãos responsáveis criam leis, fiscalizam e veiculam peças publicitárias de conscientização. No entanto, adotar medidas de direção defensiva podem representar simples mudanças nos hábitos dos condutores e fazem toda diferença na segurança no trânsito.

Levando em consideração que muitas infrações são causadas por falhas humanas decorrentes de negligência, imprudência ou imperícia, a direção defensiva é um conjunto de medidas de prevenção que tem por objetivo diminuir acidentes e suas consequência no trânsito. O curso de Direção Defensiva é exigência no Brasil desde 2004 para obtenção e renovação da habilitação.

Quando orientar o condutor para evitar a suspensão?

Com a telemetria avançada  você passa a ter o controle absoluto, registrando hábitos de condução e comportamento durante as operações. Essa tecnologia permite identificar em tempo real o início e término do período de trabalho de cada condutor, bem como acompanhar possíveis trocas de peças e verificar se o motorista tem autorização de uso de certas máquinas específicas. Além de controlar os horários e horas extras de cada motorista individualmente, a pessoa passa a visualizar a quantidade de horas trabalhadas e entra em conformidade ao atender à lei 13.103 sobre a jornada do motorista.

Art. 235-C.  A jornada diária de trabalho do motorista profissional será de 8 (oito) horas, admitindo-se a sua prorrogação por até 2 (duas) horas extraordinárias ou, mediante previsão em convenção ou acordo coletivo, por até 4 (quatro) horas extraordinárias.

§ 1º  Será considerado como trabalho efetivo o tempo em que o motorista empregado estiver à disposição do empregador, excluídos os intervalos para refeição, repouso e descanso e o tempo de espera.

§ 2o  Será assegurado ao motorista profissional empregado intervalo mínimo de 1 (uma) hora para refeição, podendo esse período coincidir com o tempo de parada obrigatória na condução do veículo estabelecido pela Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, exceto quando se tratar do motorista profissional enquadrado no § 5o do art. 71 desta Consolidação.

§ 3o  Dentro do período de 24 (vinte e quatro) horas, são asseguradas 11 (onze) horas de descanso, sendo facultados o seu fracionamento e a coincidência com os períodos de parada obrigatória na condução do veículo estabelecida pela Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, garantidos o mínimo de 8 (oito) horas ininterruptas no primeiro período e o gozo do remanescente dentro das 16 (dezesseis) horas seguintes ao fim do primeiro período.

§ 4o  Nas viagens de longa distância, assim consideradas aquelas em que o motorista profissional empregado permanece fora da base da empresa, matriz ou filial e de sua residência por mais de 24 (vinte e quatro) horas, o repouso diário pode ser feito no veículo ou em alojamento do empregador, do contratante do transporte, do embarcador ou do destinatário ou em outro local que ofereça condições adequadas.

Com esta tecnologia o condutor consegue acompanhar o desempenho e, em empresas, criar o ranking dos melhores funcionários e premiá-los, e ao mesmo tempo identificar aqueles que precisam de treinamentos e reciclagem muito antes da suspensão da CNH, assim orientar e reeducar apenas em uma pequena parte acaba evitando qualquer transtorno que possa aparecer e seguir sua viagem.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *